domingo, 21 de dezembro de 2014

Uma contribuição do Cônego Angelo para o nosso blog



Uma recordação para o Blog

 
Uma contribuição do nosso primo Ângelo Alves, filho de Manuel José Alves, aqui ele
descreve o que  lembra sobre os avós Antonio Alves & Lia Dias 
 
ANTÓNIO ALVES E LIA DIAS

Moradores no lugar das Quintãs – além do rio, freguesia e concelho de Paços de Ferreira.
- Lavrador caseiro da maior quinta do Morgado do Rego, Manuel Umbelino Ferreira da Silva, propietário da Casa da Torre e grande proprietário em São Lourenço da Mata – Pernambuco Brasil dos engenhos de açúcar de Tapacurá e Louva a Deus.
- Feitor ou auxiliar do Morgado do Rego na administração das outras quintas e terras avulsas que lhe pertenciam- as quitas incluíam uma  casa agrícola e trabalhos de cultivo e de habitação.
- Além disso dedicou-se ao negócio de madeiras sobretudo depois de por motivos de idade ter deixado a quinta e ter passado para outra casa onde continuou a cultivar alguns terrenos com a ajuda de alguns filhos.
Era pessoa socialmente considerado e profissionalmente competente.
 
Ângelo Alves

domingo, 30 de novembro de 2014

Nesta postagem que breve espero completar, vou colocar a foto dos filhos de António e Lia só faltando a de Arménio Alves que espero conseguir em breve.


Maria Alves 1902 - 1979

Gravinda Alves 1906 -1989

Agostinho Alves 1916 - 1988

Casimiro Alves 1918 - 1997

Belmiro Alves 1904 - 1979

Angelo Alves 1908 - 1980


António Alves 1912 - 1977

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Criei este blog para divulgar e tentar contar a história da Família Alves que começou com  António Alves e Lia Dias (na foto). Antómio vindo de Peias/Carvalhosa não sei se primeiro para trabalhar no lugar chamado Quintã/Paços de Ferreira ou porque casou com uma moça de lá a Lia Dias, só sei que lá chegou, formou família e lá morreu.
Acho que comecei muito tarde a me interessar pela genealogia, fiquei sem informações dos mais antigos, convivi com o meu avô Belmiro, sabia que era português, mais encarava como algo normal já que na cidade em que morávamos tinham outros portugueses e depois ao nos mudarmos para o Recife na rua em que morávamos tinha uma portuguesa casada com um inglês e um outro senhor também português. 
Hoje sinto não ter perguntado sobre a família dele, sua região a vida em Portugal naquela época.
Ao passar uns meses em Paços de Ferreira e ter tido a oportunidade de conhecer esta parte da minha família a vontade de saber mais sobre a família, de uma certa maneira chegar mais perto daqueles que não tive a oportunidade de conhecer.
Vou tentar deixar aqui gravado o que consegui sobre os descendentes deles e também dos antepassados, somos uma família do Conselho de Paços de Ferreira pelo menos desde 1540, o nosso antepassado mais antigo que pude identificar até agora se chama Estevão Dias antepassado de António Alves pelo lado materno que viveu em Orge/Ferreira. 
Escolhi como título 'Família Alves'  porque é o sobrenome que nos caracteriza mais é importante dizer que o nosso bisavô nasceu António Alvares, mudando a grafia para Alves quando do casamento, passamos por vários sobrenomes da região só a título de exemplo segue os sobrenomes dos pais de António e Lia: Álvares, Ferreira Neta, Barbosa, Álvares de Souza, Martins de Leão, Dias de Brito, Coelho de Brito e por aí segue com casamento com todas as famílias da região como era comum na época.
Até onde fui e pela pouca documentação éramos agricultores.